segunda-feira, janeiro 30, 2006

Sê paciente; espera
que a palavra amadureça
e se desprenda como um fruto
ao passar o vento que a mereça.

(Eugénio de Andrade)
| Arquivo de Comentários Antigos

sábado, janeiro 28, 2006

Ponta Delgada - Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento LVI


A Rua Marquês da Praia cruza também neste ponto para norte com a actual Rua Comandante Jaime de Sousa proprietário da casa que faz esquina com esta artéria.

Jaime Júlio Velho Cabral Botelho de Sousa nasceu em Ponta Delgada, a 26 de Abril de 1875, e faleceu em Lisboa, em Dezembro de 1946. Capitão de Fragata, foi deputado pelo círculo de Ponta Delgada, no regime monárquico e na vigência do regime republicano, chegando a exercer o cargo de Ministro das Colónias. Como diplomata, foi Ministro Plenipotenciário e Enviado Extraordinário de Portugal à Comissão de Reparações da Guerra de 1914-1918. A sua sensibilidade literária levou-o ainda a escrever o livro “Agonia dum Herói”, sobre a última viagem do cruzador "Adamastor". A designação toponímica "Rua Comandante Jaime de Sousa" foi atribuída, por deliberação camarária de 27 de Abril de 1967, à "2ª Travessa da Conceição", depois de ter denominado a "Rua dos Clérigos" desde 26 de Agosto de 1948. (José Andrade, ob.cit., 2001)

A agora Rua Comandante Jaime de Sousa– antiga «travessa que vaj pa oPaço junto aRodrigo velho », «Travessa do Paço» e «2ª Travessa da Conceição», por referência ao Paço dos Condes da Ribeira Grande - liga a Rua Marquês da Praia ao Largo dos Mártires da Pátria.

Nesta rua, na casa n.º 9 (ainda existente), foi onde Antero escreveu a sua Carta Autobiográfica a Wilhelm Storck que preparava a edição alemã dos seus Sonetos, em 14 de Maio de 1887, quando de uma estadia em que foi hóspede do seu primo, dilecto amigo e companheiro de grandes discussões filosóficas, Sebastião d’Arruda da Costa Botelho. Este era irmão de Augusto Arruda Quental testamenteiro de Antero e das poucas pessoas de quem Antero se foi despedir depois de comprar a pistola na loja do Férin. Ambos eram filhos de Maria Helena do Quental, irmã do pai de Antero.


Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Já está!!

Parabéns Sr. Prof. Cavaco Silva, Sr. Presidente.
Não votei em si por várias razões, umas que se prendem consigo, com o seu perfil - ou a meu ver, não perfil para Chefe de Estado, apesar de lhe reconhecer perfil de Estado, mas como tecnocrata e governante - e outras que se prendiam com outros candidatos.
Apesar disso, supondo que as sondagens não seriam tão rotundamente erradas quanto aos seus resultados, sempre admiti que teria de felicitá-lo. E eis-me aqui a fazê-lo e a pedir-lhe que, como Presidente de todos, saiba exercer os poderes que lhe foram confiados aproveitando, naturalmente, os conhecimentos que tem, por mérito profissional e pela experiência governativa que teve, em prol da estabilidade política. Pareceu-me que no seu discurso da varanda lhe ia fugindo a palavra para o que não devia - "vamos fazer" - e espero que se lembre sempre do que efectivamente disse aparentemente em vez disso - "vamos servir".
Pedia-lhe ainda, humildemente e traumatizada, que a sua mulher não temesse ataques de alunos na faculdade para tanto fazendo-se acompanhar de dois guarda-costas e uma senhora tipo armário até à porta de cada uma das salas onde lecciona. E que deixasse de tanto falar em si, na vossa casa (ou em Belém...), nos vossos filhos.... É que isso em nada contribui para o ensino da lingua e literatura portuguesa.
Para a posição que a senhora ocupa, e para os eventos em que terá de participar, parece-me que seriam úteis aulas de etiqueta e de postura, para que não colocasse o pé na parede quando se encosta a esta (como talvez certamente não fará na sua casa), para que deixasse de beber água pela garrafa, para que deixasse de massajar as ancas, e para que se sentasse convenientemente.
Sr. Primeiro Ministro,
Se muitos levantaram a voz, com alguma razão parece-me, contra a arrogância do agora Sr. Presidente, deixe-me que lhe diga que o Sr., para além de arrogante, é mal-educado.
Só assim interpreto o seu gesto de interromper o discurso do 2ºcandidato mais votado e alegremente ignorado pelo seu partido e pelo seu candidato.
Lembre-se que à volta desse candidato certamente posicionaram-se pessoas descontentes com o seu partido, com o seu governo e com o seu candidato, e sobretudo pessoas descontentes com os políticos e os partidos em geral. Pelo resultado que esse candidato obteve, e pelo resultado que o seu partido obteve, parece-me que lhe ficaria melhor uma atitude reflexiva - e de silêncio quando ele falava - do que atitudes primárias e revanchistas.
E nem vale a pena desculpar-se com o facto de a interrupção ter sido devida às televisões. Elas apenas, e mal também, foram atrás de si e a todos e a cada um cabe e responsabilidade pela deselegância.
Pedia-lhe, por isso, maior maturidade e elevação política porque sem ela, Sr. Primeiro Ministro, ficaremos com a dúvida se uma eventual falta de estabilidade no futuro derivará de excessos de intervenção e da arrogância do agora Sr. Presidente, ou desses mesmos excessos vindos de si.
Para a esquerda portuguesa,
Creio que vos ficou a lição de que a divisão, neste tipo de eleições, não vos serve. Mas ainda assim, a reboque de Soares foi nela que vocês apostaram e foi, a meu ver, por ela, que nada conseguiram.
| Arquivo de Comentários Antigos

sábado, janeiro 21, 2006

Palavras para quê?

Sem comentários, porque é para reflectir....
| Arquivo de Comentários Antigos

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Este eu tirei daqui

Your Birthdate: November 17

You tend to find yourself lucky - both in business and in life.
And while being wealthy is nice, you enjoy sharing your abundance with others.
You put your luck to good use: you are very ambitious and goal oriented.
Often times, you get over excited and take on more than you can manage.

Your strength: Your ability to make your own luck

Your weakness: Thinking you can do it all

Your power color: Bronze

Your power symbol: Half Moon

Your power month: August
| Arquivo de Comentários Antigos

terça-feira, janeiro 17, 2006

Aviso à navegação

Hoje, após não ter cumprido um dos propósitos a que me tinha proposto, decidi barricar-me.
Vou dormir, até amanhã por aí.
| Arquivo de Comentários Antigos

Os interruptores

Afinal as sondanges são como eles.
| Arquivo de Comentários Antigos

O futuro da lingua portuguesa?

Eis aqui um programa de cinco anos para resolver o problema da falta de autoconfiança do brasileiro na sua capacidade gramatical e ortográfica. Em vez de melhorar o ensino, vamos facilitar as coisas, afinal, o português é difícil demais mesmo. Para não assustar os poucos que sabem escrever, nem deixar mais confusos os que ainda tentam acertar, faremos tudo de forma gradual.
No primeiro ano, o "Ç" vai substituir o "S" e o "C" sibilantes, e o "Z" o "S" suave. Peçoas que açeçam a internet com freqüênçia vão adorar, prinçipalmente os adoleçentes. O "C" duro e o "QU" em que o "U" não é pronunçiado çerão trokados pelo "K", já ke o çom é ekivalente. Iço deve akabar kom a konfuzão, e os teklados de komputador terão uma tekla a menos, olha çó ke koiza prátika e ekonômika.
Haverá um aumento do entuziasmo por parte do públiko no çegundo ano, kuando o problemátiko "H" mudo e todos os acentos, inkluzive o til, seraum eliminados. O "CH" çera çimplifikado para "X" e o "LH" pra "LI" ke da no mesmo e e mais façil. Iço fara kom ke palavras como "onra" fikem 20% mais kurtas e akabara kom o problema de çaber komo çe eskreve xuxu, xa e xatiçe.
Da mesma forma, o "G" ço çera uzado kuando o çom for komo em "gordo", e çem o "U" porke naum çera preçizo, ja ke kuando o çom for igual ao de "G" em "tigela", uza-çe o "J" pra façilitar ainda mais a vida da jente.
No terçeiro ano, a açeitaçaum publika da nova ortografia devera atinjir o estajio em ke mudanças mais komplikadas serão poçiveis. O governo vai enkorajar a remoçaum de letras dobradas que alem de desneçeçarias çempre foraum um problema terivel para as peçoas, que akabam fikando kom teror de soletrar. Alem diço, todos konkordaum ke os çinais de pontuaçaum komo virgulas dois pontos aspas e traveçaum tambem çaum difíçeis de uzar e preçizam kair e olia falando çerio já vaum tarde.
No kuarto ano todas as peçoas já çeraum reçeptivas a koizas komo a eliminaçaum do plural nos adjetivo e nos substantivo e a unificaçaum do U nas palavra toda ke termina kom L como fuziu xakau ou kriminau ja ke afinau a jente fala tudo iguau e açim fika mais faciu. Os karioka talvez naum gostem de akabar com os plurau porke eles gosta de eskrever xxx nos finau das palavra mas vaum akabar entendendo. Os paulista vaum adorar. Os goiano vaum kerer aproveitar pra akabar com o D nos jerundio mas ai tambem ja e eskuliambaçaum.
No kinto ano akaba a ipokrizia de çe kolokar R no finau dakelas palavra no infinitivo ja ke ningem fala mesmo e tambem U ou I no meio das palavra ke ningem pronunçia komo por exemplo roba toca e enjenhero e de uzar O ou E em palavra ke todo mundo pronunçia como U ou I, i ai im vez di çi iskreve pur ezemplu kem ker falar kom ele vamu iskreve kem ke fala kum eli ki e muito milio çertu ? os çinau di interogaçaum i di isklamaçaum kontinuam pra jente çabe kuandu algem ta fazendu uma pergunta ou ta isclamandu ou gritandu kom a jenti e o pontu pra jenti sabe kuandu a fraze akabo.
Naum vai te mais problema ningem vai te mais eça barera pra çua açençaum çoçiau e çegurança pçikolojika todu mundu vai iskreve sempri çertu i çi intende muitu melio i di forma mais façiu e finaumenti todu mundu no Braziu vai çabe iskreve direitu ate us jornalista us publiçitario us blogeru us adivogado us iskrito i ate us pulitiko i u prezidenti olia ço ki maravilia.
Iço s/ fala di abrevçs, q eh mto baum, a gte vai tkla rpdaum, blz?
flw brow...


Que tal?
Nem tudo me parece mal, mas a verdade é que há evoluções complicadas e que eu não desejo.
| Arquivo de Comentários Antigos

sábado, janeiro 14, 2006

Ponta Delgada - Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento LV

Regressemos de novo ao eixo mediano da cidade, onde o tínhamos abandonado, no lado sul do Jardim Sena Freitas na Rua Marquês da Praia, em frente do Palacete do Marquês . Como se disse este ocupava um vasto quarteirão da cidade, de que já referimos os limites. Como então referimos todo o jardim era rodeado por um muro extenso de cerca 2,30 ou 40.
A Rua do Marquês da Praia cruza para sul a Rua Dr. Luís Bettencourt, antiga «Rua do Sampaio», hoje uma larga rua mas até 1960 uma estreita rua com três bonitas casas setecentistas à esquerda que resistiram à destruição e o extenso muro do jardim do Marquês à direita.
Em 1960 o Estado expropriou o bonito jardim para alargar a rua e construir o monstruoso edifício do Tribunal Judicial de Ponta Delgada, de óbvio mau gosto e manifesta má qualidade. Privou a cidade, tal como já o tinha proposto o Dr. Augusto Arruda nos anos 20, desde bonito espaço verde como também estragou a traça e o valor do palacete, irremediavelmente amputado do seu jardim.
Na esquina, da zona norte do jardim havia uma pequena construção, provavelmente uma casa de apoio, que foi bem adaptada a estabelecimento comercial, sendo talvez a primeira casa de artigos decorativos de bom gosto e qualidade que por aqui houve. Chamava-se “O Globo” e pertencia ao Sr. Carlos Rego Costa e seria uma espécie de “Casa Havaneza” com dimensão local. Com este monstro, mais a construção duma bomba de gasolina e a destruição do Recolhimento da Trindade ficou assim também destruída mais esta rua da cidade que ligava o já descrito eixo sul com este eixo mediano.



Rua Marquês da Praia. À esquerda o Solar dos Sousa Medeiros e Canto e à direita o que era o muro do jardim que se estendia ao longo da rua até ao cruzamento com a Rua Dr. Luís Bettencourt. Na parte visível o que sobra das maravilhosas árvores que o jardim possuía.





Edifício do Tribunal, inaugurado a 8-7-1968, tendo ao fundo o Palacete Praia. Vendo esta fotografia percebe-se como ficaria bonito o rebaixamento do muro e o gradeamento a substitui-lo, valorizando o edifício e beneficiando a cidade sem a desastrosa destruição que foi feita e a ainda pior construção do edifício


Projecto do Palácio da Justiça que esteve projectado para a zona da Calheta próximo da Cadeia no séc. XIX, de indiscutível qualidade e que valorizaria indiscutivelmente a zona

Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Quem disse que não há estrelas no céu?


Afinal, a Estrela Polar (ou Polaris) que pensávamos ser o ponto de luz solitário e fixo que guiava os marinheiros na antiguidade, é um sistema estelar triplo.
Elevando ao máximo as capacidades de resolução do telescópio espacial Hubble, foi pela primeira vez observada a imagem de uma das companheiras, a "invisível", da Polaris.
Na imagem da esquerda vemos a constelação da Ursa Maior e Menor assim como a localização da estrela Polar. Podemos ver na imagem do canto superior direito, a estrela Polaris (Polaris A) e a sua companheira facilmente observável (Polaris B). Em baixo, temos a imagem da Polaris juntamente com a primeira imagem da sua "pequena" companheira (Polaris A).


| Arquivo de Comentários Antigos

quinta-feira, janeiro 12, 2006

O que não vale a pena...

| Arquivo de Comentários Antigos

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Não vale a pena (?)

Ficou difícil
Tudo aquilo, nada disso
Sobrou meu velho vício de sonhar
Pular de precipício em precipício
Ossos do ofício
Pagar pra ver o invisível
E depois enxergar

Que é uma pena
Mas você não vale a pena
Não vale uma fisgada dessa dor
Não cabe como rima de um poema
De tão pequeno
Mas vai e vem e envenena
E me condena ao rancor
De repente, cai o nível
E eu me sinto uma imbecil
Repetindo, repetindo, repetindo
Como num disco riscado
O velho texto batido
Dos amantes mal-amados
Dos amores mal-vividos
E o terror de ser deixada
Cutucando, relembrando, reabrindo
A mesma velha ferida
E é pra não ter recaída
Que não me deixo esquecer.


(de J. E P. Garfunkel, por Maria Rita)

Não sei se vale a pena continuar a postar, mas hoje apeteceu-me.
Porque ontem foi divinal.
| Arquivo de Comentários Antigos