sexta-feira, dezembro 10, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - XXVIII

A Rua do Açoriano Oriental ao atravessar a actual Rua Conselheiro Luís Bettencourt de Medeiros e Câmara, antiga Rua do Sampaio - que liga no sentido norte–sul o eixo sul da cidade ao eixo mediano, aqui Rua Marquês da Praia e Monforte – continua-se pela Rua Dr. Caetano de Andrade Albuquerque, que visitaremos no próximo post.

Luís Bettencourt de Medeiros e Câmara nasceu em Ponta Delgada, a 21 de Fevereiro de 1873. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, manteve-se na sua terra natal até à morte, em 1939. Procurador Régio junto da Relação dos Açores, começou por ser chefe da secretaria da Câmara Municipal e notário e chegou a exercer as funções de Administrador do Concelho de Ponta Delgada e de Governador Civil. Grande impulsionar do Movimento Autonomista de 1922-28, aceitou, então, a presidência da Junta Geral, em que se manteve durante cerca de seis anos. Assim redigiu o Decreto de 16 de Fevereiro de 1928, que satisfez as aspirações insulares, e organizou os Serviços Distritais.
A designação toponímica "Rua Conselheiro Dr. Luís Bettencourt de Medeiros e Câmara" foi atribuída por deliberação camarária de 16 de Agosto de 1939. Em 1973, por ocasião das comemorações do centenário do seu nascimento, foi descerrado um busto do Conselheiro Dr. Luís Bettencourt de Medeiros e Câmara, na rua que hoje tem o seu nome, junto ao Palácio da Justiça e frente à casa onde viveu. ( in José Andrade, A Face Humana da Toponímia de Ponta Delgada, Ed. da CMPD, 2001)

No começo do séc. XIX residia naquela rua o capitão Manuel Furtado de Sampaio, nascido em 1757 e falecido em 1819, morgado e bisavô de Manuel Leite da Gama , casado com D. Maria da Glória de Medeiros Vaz Carreiro, morgada dos Remédios, Id., ib. Manuel Vaz Carreiro foi juiz do Mar e da Alfândega, sogro de Duarte Borges, através de quem passaram os vínculos para a família do Marquês da Praia e Monforte (Informação colhida do Dr. João Bernardo Oliveira Rodrigues).

Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos