sábado, outubro 01, 2005

Ponta Delgada - Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento LII

Defronte da antiga portaria do Convento de Nossa Senhora da Conceição existia a Ermida das Chagas, hoje demolida.
Foi mandada construir pelo Padre Diogo de Paiva que contratou com Álvaro de Senra para colocar-lhe uma armação de tecto por 24$000 reis. Dotou-a por escritura nas notas de Pedro Castanho em 1553, como consta do testamento de 25 de Maio de 1553.
Serviu de paróquia quando se fizeram obras na vizinha Igreja de Santa Clara. Na escritura de dote do Convento da Conceição com data de 8 de Outubro de 1662, dizem os doadores que aquele convento se situava na casa de seus pais, sita às Chagas, donde se conclui que ali próximo existia esta Ermida e no fim assina como testemunha o Padre José da Costa Marcos, vigário da Igreja de S. Mateus, freguesia das Chagas.
Parece provável que esta Ermida das Chagas tenha existido no local onde hoje está a casa da guarda no canto da Conceição por ainda se lá ver uma pequena cruz de pedra, como era costume colocar nos sítios das igrejas desaparecidas.


Local onde existia a Ermida das Chagas e que está ainda hoje assinalado por uma cruz de pedra


No local à esquerda fronteiro à porta do Palácio da Conceição e à então portaria do Convento da Conceição e nas traseiras do Centro de Cultura, existia a Ermida das Chagas, um edifício originariamente quinhentista que chegou a ser transitoriamente paroquial de S. José

Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos