terça-feira, dezembro 07, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - XXVII


Aspecto actual da Praça do Município. À esquerda, a Rua de Santa Luzia, antiga Rua da Carreira e à direita a Rua do Açoreano Oriental, antiga Rua da Cadeia Velha


Pelo lado norte do edifício da Câmara temos a Rua do Açoriano Oriental, toponímia de 1910 à antiga Rua da Cadeia, e aqui retomamos o eixo sul da cidade.
O primeiro cruzamento para norte é a Rua do Brum que a liga no sentido sul-norte com a Rua Machado dos Santos.
António de Brum, o Velho, senhor de grande fortuna, parece estar na origem toponímica da "Rua do Brum". Escreveu Gaspar Frutuoso que "António de Brum, que ora vive nesta Ilha, terá nela de renda como três mil cruzados; e além disto pode ter, em trato e negócio de pastel e de outras coisas, mais de trinta mil cruzados; terá também nas ilhas de baixo mais de dois mil cruzados de renda. E afora isto trazia uma demanda em Sevilha, que já venceu, a qual importava vinte e dois mil cruzados. Afirma-se que vale sua fazenda duzentos mil cruzados". Era conhecido como António de Brum, o Velho, para distinguir de seu filho, com nome semelhante, igualmente possuidor de património assinalável. Consta ainda em `Saudades da Terra' que "António de Brum Silveira, seu filho, possui vinte moios de renda, que hoje com sua mulher, filha do licenciado Bartolomeu de Frias, os quais juntos com granjearia que tem, valerá toda vinte mil cruzados. Seu irmão, Gaspar de Brum, quase terá outro tanto, segundo dizem"


Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos