sábado, outubro 09, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - IX

Regressando à rua João Melo Abreu, vemos que nela resistem duas casas antigas. Uma pequena à direita com o nº 35 , datada de 1732 e outra à esquerda dos finais de setecentos com o nºs 24 a 30. .
Do lado norte da rua existem três ruas perpendiculares que a ligam à Rua do Perú. A Rua das Cabaças, com a designação quinhentista ainda conservada, a Rua do Meio (antiga “Rua de Ana Godinho”), e a Rua Tavares Canário (antiga “Rua do Argueiro”, depois do “Argunheiro” ou do “Dargoeiro”).
Manuel José Tavares Canário nasceu a 29 de Janeiro de 1866, na vila da Lagoa, e ali faleceu a 13 de Dezembro de 1917. Organizou, em Santa Cruz da Lagoa, a Banda "Estrela d'Alva", da qual foi regente, bem como da filarmónica da vila de Povoação, onde viveu algum tempo. Em 1897, fixou residência em Ponta Delgada, como chefe de conservação da Câmara Municipal, abrindo um estúdio de música (canto, piano e instrumentos de corda e de sopro) e tornando-se o primeiro professor de Canto Coral no liceu da cidade. Organizou, também, a Tuna dos Empregados do Comércio. Dedicado à composição musical, coligiu 29 balhos populares micaelenses, postos em partitura para banda, e as vinte canções populares com que organizou o seu "Cancioneiro Micaelense". É autor de 14 composições religiosas e de 25 temas de música profana. A designação toponímica "Rua Tavares Canário" foi atribuída por deliberação camarária de 21 de Junho de 1918. ( in José Andrade, A Face Humana da Toponímia de Ponta Delgada, Ed. da CMPD, 2001).
| Arquivo de Comentários Antigos