segunda-feira, janeiro 03, 2005

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - XXXII

A nascente o Largo de S. Francisco era delimitado pela bonita casa hoje pertencente à família Marques Moreira, onde viveram os célebres irmãos Carvalho nos finais do séc. XVIII e princípios do séc. XIX e por uma outra de igual proporção mas de decoração menos rica que foi demolida para construir dois edifícios de verticalidade desproporcionada.
Os irmãos Carvalhos eram, Dâmaso José de Carvalho, vigário geral e ouvidor eclesiástico em Ponta Delgada, Francisco António e António Francisco Carvalho, riquíssimos negociantes, com o monopólio do comércio com o Brasil e que estiveram envolvidos também em negócios de contrabando, onde engrandeceram enormemente as suas fortunas!
Legaram os irmãos Carvalho a sua fortuna a Jacinto Inácio da Silveira, também ele um riquíssimo negociante em Ponta Delgada, mais tarde nobilitado com o título de Barão de Fonte Bela por ter emprestado ao D. Pedro IV cerca de 100 contos, para financiamento da campanha do Mindelo. É deste legado dos irmãos Carvalho que fazia parte a lindíssima Quinta do Botelho, casa de verão do Barão, depois lar de recolhimento de raparigas em situação difícil e hoje propriedade da Fábrica de Tabaco Micaelense que ali pretende fazer uma unidade hoteleira de luxo.


Campo de S Francisco, lado nascente, vendo-se à direita a casa dos irmãos Carvalhos rematada por uma bonita galeria e pináculos em basalto aqui ainda pintados e hoje a descoberto. Ao lado um edifício de iguais proporções mas de decoração mais pobre, hoje substituído por dois edifícios de volumetria desproporcionada


Outra vista do mesmo local, sem as árvores mas já com o actual meterosídero ainda pequeno e a casa que ladeava a Casa Marques Moreira de forma harmoniosa já demolida e substituída por dois edifícios de volumetria excessiva e desproporcionada

Carlos F. Afonso



Eu acrescentaria apenas que também se falou deste e de outros metrosíderos no Professorices e aí o Pedro bem lembrou que "essa lindíssima arvore do campo de são francisco sofreu, no inverno passado, um violento rombo, um raio atingiu um dos flancos fazendo cair um dos galhos, teve que ser cortado". O registo desse dia, veio do PhotoBlog do :Ilhas.



| Arquivo de Comentários Antigos