quarta-feira, dezembro 15, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - XXIX

Estamos na Rua Dr. Caetano de Andrade Albuquerque.
Caetano de Andrade Albuquerque nasceu em Roma, no dia 21 de Janeiro de 1844 e faleceu em Ponta Delgada, no dia 15 de Março de 1900. Formou-se em Direito, na Universidade de Coimbra, em 1869, e doutorou-se no ano seguinte. Em 1881, foi eleito deputado pelo círculo de Ponta Delgada e, mais tarde, Presidente da Comissão Vinícola Micaelense. Em 1890/92, foi Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e provedor da Santa Casa da Misericórdia. Fez ainda parte, por mais de uma vez, do Conselho do Distrito, da Junta Geral, da Comissão Distrital, da Comissão Autonómica e da Comissão de Vigilância. Em 1893, foi eleito Par do Reino. Com Aristides Moreira da Mota e Mont'Alverne de Sequeira, integrou a subcomissão encarregue de elaborar a proposta de base da futura legislação autonómica do século XIX. Comendador das Ordens de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e de Cristo, era director político do jornal "Correio Micaelense", onde desenvolveu os seus "Ensaios de Agricultura", e sócio da Sociedade de Geografia e da Sociedade de Agricultura. Foi, ainda, procurador, pelo Concelho de Ponta Delgada, à primeira Junta Geral Autónoma de Ponta Delgada, eleita em 1895. ( in José Andrade, A Face Humana da Toponímia de Ponta Delgada, Ed. da CMPD, 2001)

Esta rua era a antiga Rua da Trindade, onde, na esquina sul, existia a Ermida e Recolhimento da Trindade do séc. XVI, anexas ao palacete do Dr. Caetano de Andrade.
Gaspar Frutuoso a ele se refere como : “que o generoso fidalgo António de Sá mandou fazer, como oratório, dentro do circuito de suas casas.”
A Ermida foi transferida dum local nobre da cidade para o Beco do Jardim António Borges, antigo Beco da Lombinha dos Cães, na zona norte da cidade e num local escondido, talvez para esconder a vergonha que deveriam sentir os que cometeram tal acto. O Recolhimento foi pura e simplesmente demolido!


Ermida da Trindade


Desenho do Dr. Luís Bernardo Leite de Ataíde


Para substituir a bonita Ermida e Recolhimento foi construído um edifício de escritórios do mais refinado mau gosto


António Borges da Câmara Medeiros nasceu na freguesia da Fajã de Baixo, no Solar do Calço da Furna, a 14 de Junho de 1812. Agraciado com o título de Oficial Cavaleiro, exerceu o cargo de Governador Civil de Ponta Delgada. Faleceu a 18 de Março de 1879. Dedicou grande parte da sua vida aos problemas da aclimatação de plantas exóticas e foi o primeiro responsável pela plantação do jardim botânico que hoje ostenta o seu nome, como Parque da Cidade. A mais importante zona verde de Ponta Delgada, com 22 alqueires de dimensão, foi adquirida pela Câmara Municipal em 1957 e oficialmente inaugurada a 11 de Setembro. Neste jardim foi colocado, no ano seguinte, um busto de António Borges, da autoria do escultor Numídico Bessone. A designação toponímica “Rua de António Borges” foi atribuída por deliberação camarária de 18 de Novembro de 1960. Já antes, a 17 de Outubro de 1929, o “Beco da Lombinha dos Cães” passara a designar-se “Beco do Jardim António Borges” ( in José Andrade, A Face Humana da Toponímia de Ponta Delgada, Ed. da CMPD, 2001)

Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos