sexta-feira, novembro 12, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - XXIII

Durante o séc. XVIII foram construídas as chamadas Portas da Cidade, datadas de 1783 e constituídas por três arcos construídos em basalto, sendo o do meio mais alto, e ornado com as armas reais e da cidade, coroadas pela coroa real.
Inicialmente situavam-se no enfiamento do Largo da Matriz e conduziam ao Cais Velho, sendo então uma verdadeira porta de entrada para a cidade.
Hoje com a violenta destruição do Cais pela construção da Avenida estão situadas no lado norte da actual Praça Gonçalo Velho, no local onde existia uma forte muralha, com arcadas voltadas para a Praça Velha e onde funcionavam os açougues da Cidade. Ainda no séc. XIX, quando da construção do Aterro, essas arcadas foram demolidas e rebaixadas sendo transformadas na graciosa Varanda de Pilatos debruçada sobre a entrada do Cais Velho, junto às Portas da Cidade.


Portas da Cidade na sua antiga localização


Pormenor da cimalha do arco central das portas com a data de 1783


Portas da Cidade, Praça Gonçalo Velho e Avenida Infante D. Henrique


Praça Gonçalo Velho actualmente ,as Portas da Cidade localizadas sobre a antiga Varanda de Pilatos e a praça na zona aterrada exterior aos Cais da Terra


A Praça Gonçalo Velho cerca de 1957 , vendo-se o antigo cais já aterrado, o edifício da Alfandega antiga ao fundo e à direita a Avenida já construída. O edifício com arcadas a nascente da praça, parcialmente construído e situado no local do antigo Cais da Terra


Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos