terça-feira, fevereiro 08, 2005

Insólito e Misterioso

Em conversa com um amigo, falei-lhe da existência na freguesia do Livramento, nos arredores de Ponta Delgada, de um estranho “templo” escondido numa mata, no meio de incensos.
Que não é um local de devoção católica não tenho dúvidas, embora estejam misturados símbolos cristãos, pagãos e maçónicos. A devoção popular que lhe é prestada hoje em dia, tem, muito provavelmente, por base a fé cristã.
Visitei o local há trinta anos e fiquei estarrecido e intrigado pelo seu significado.
Na conversa com este meu amigo, um erudito historiador, vi a sua estupefacção pela minha descrição e, embora eu lhe referisse a devoção popular pelo local, ele não acreditou que semelhante “templo” perdido no matagal ainda resistisse ao tempo e aos homens. Lá fomos, no dia seguinte, visitar o local.
O que vimos ainda mais impressionou o meu amigo.
Numa pequena clareira do matagal de incenso, numa pequena lapinha, continua deitada a “santa”, semi-nua e colorida, tendo defronte um tapete e uma toalha de renda, onde estava colocada, numa tampa ferrugenta, algumas moedas! Numa cruz, recentemente embutida na parede, a data de 1768.
Contou-me um popular que lá encontrei há 30 anos que tinha sido feita uma capela para abrigar a “santa” com dignidade, mesmo defronte da lapinha, mas que a santa se recusava a lá ficar, regressando à lapinha sempre que colocavam na capela.
Para meu espanto quando a visitei pela primeira vez as pedras, as duas cruzes e a pedra com a caveira, não estavam cimentadas e efectivamente ninguém as rouba!!!
Hoje a capela está arruinada, mas a lapinha continua cuidada e aparentemente sofrendo obras de conservação.
Qual o significado e origem disto não sei, mas o ilustre historiador seguramente irá desvendar o mistério. Foi o que prometeu e ele é homem de palavra…










| Arquivo de Comentários Antigos