quinta-feira, outubro 21, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - XVI


Largo da Misericórdia nos anos 40. À esquerda, junto da Travessa de Santa Margarida de Chaves,existiu uma Ermida de Santa Margarida.
A seguir à esquina da Rua António Joaquim Nunes da Silva, vemos a Rua do Aljube e a seguir a Casa Bensaúde, resultante de demolição do Hospital e Igreja da Misericórdia do séc. XVI.
Ao fundo a antiga casa dos Faria e Maia, hoje Clube Micaelense


Ao local que se vê na foto tirada da Rua da Misericórdia converge, à direita, antes da antiga Sapataria Rex, a Rua António Joaquim Nunes da Silva (antiga Rua de S. João de Deus), ligando a Rua de S. João (o eixo mediano da cidade) ao eixo sul.
António Joaquim Nunes da Silva nasceu em Lisboa, em 1830, e veio para Ponta Delgada, aos 18 anos de idade, como caixeiro.
Faleceu em Lisboa, onde tinha ido tratar-se de doença fatal, em 27 de Janeiro de 1898. Vingou no comércio local e distribuiu donativos pelos Asilos de Mendicidade e de Infância Desvalida, pelo Albergue Nocturno e pela Câmara Municipal, neste caso destinado à aquisição do relógio da Igreja Matriz, em má hora colocado no alto da torre da igreja da Matriz desiquilibrando-a, doando ainda o remanescente dos seus haveres à Misericórdia de Ponta Delgada.
Era Comendador da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo, de Portugal, Cavaleiro da Legião de Honra, de França, e Cavaleiro da Ordem de Francisco José, da Áustria. Foi vice-cônsul, em Ponta Delgada, das repúblicas da França e do Brasil e do reino da Grécia.
A designação toponímica "Rua António Joaquim Nunes da Silva" foi atribuída, por deliberação camarária de 12 de Outubro de 1911, à antiga "Rua de S. João de Deus", onde residia. (in José Andrade, A Face Humana da Toponímia de Ponta Delgada, Ed. da CMPD, 2001)

Nesta rua existia a Ermida de S. João de Deus, da qual hoje só resta a parte superior da fachada. Para além da sua profanação, foi destruída a sua parte inferior para a transformar num armazém!
A ermida de S. João de Deus, certamente edificada no século XVII, porque é mencionada por Frei Agostinho de Monte Alverne como uma das 8 ermidas da freguesia de S. Sebastião (Crónicas da Província de S.João Evangelista.das Ilhas dos Açores, vol. I, p. 20), enquanto Frutuoso a ela se não refere nas quatro que indica naquela freguesia.



Fachada actual da Ermida de S. João de Deus, de que só subsiste a parte superior, profanada e vandalizada pela sua transformação em armazém. Já se vêem plantas a nascer no acrescento que lhe foi feito!

Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos