sexta-feira, outubro 29, 2004

Continuo na minoria?

Há cerca de um ano escrevi aqui sobre as "parangonas" que vêm nos maços de tabaco tais como (e volto a citar de memória, pelo que me perdoem qualquer erro) "FUMAR MATA", "FUMAR PROVOCA CANCRO" "FUMAR PODE PREJUDICAR O ESPERMA E REDUZ A FERTILIDADE", etc...
A questão agora volta a colocar-se, não por causa das frases, mas de imagens como estas




A Comissão Europeia aprovou-as visando dissuadir do vício pelo choque provocado pelas imagens, mas os Estados são livres de as imporem ou não.
Aproveitando o facto de (acho) ainda ter direito a liberdade de opinião neste país fica aqui o meu apelo: por favor não aprovem isto!!
Não concordo com isto pelas mesmas razões com que não concordava com as "parangonas".
As imagens são horríveis e assustadoras é certo, mas o fumador não fuma porque o maço é bonito ou feio, suave ou assustador.
O fumador fuma porque o que vem dentro do maço lhe agrada ou o domina, ou ambas.
E quem nunca fumou e pode vir a começar certamente irá fazê-lo. Porque quanto mais proibido, mais apetecido.
Daí que a eficácia destas medidas me pareça muito relativa.
Até porque não fumar ou deixar de fumar, por muito vício que exista, depende essencialmente de um factor: da vontade. Vontade esta que pode ser ajudada, é certo, mas com outras medidas bem mais eficazes (e aqui falo, evidentemente, por experiência própria).
Se enquanto fumadora eu estava do lado da minoria - os fumadores - que repudiavam as mensagens, será que como ex-fumadora continuo a estar ao lado de uma minoria?

E vocês, fumadores ou não, de que lado estão?


| Arquivo de Comentários Antigos