quarta-feira, outubro 15, 2003

As vantagens da Investigação

Outra questão que a Leucemia me leva a pensar é a do carácter benéfico, ou não, da investigação.
Sou apologista da investigação médica (malgrado os interesses económicos que a possam dominar) e pude verificar, com as pesquisas que fiz sobre a Leucemia, que nesta doença ela não só é benéfica como é necessária uma vez que não se conhecem as causas, porque se desconfiaram de riscos que afinal não o são e porque a cura ainda não é certa nem fácil.
É lamentável, porém, saber que certas investigações e descobertas constituem elas próprias um mal para esta doença. Pois é, entre outros (inclusivamente outras doenças e/ou seus tratamentos), constitui factor de risco para a Leucemia a exposição a altos níveis de radiação em virtude de explosões de bombas atómicas e de desastres nucleares.
Se a investigação nuclear tem, ou pode ter, efeitos benéficos em si mesma, o certo é que o que melhor conhecia dela era um ou outro evento negro da História. Eventos feitos por Homens que preferem investir para ter poder, em vez de investirem para morrer menos gente, para se tratarem mais as pessoas. (Desculpem aproveitar o tema para meter esta colherada, mas não resisto: é o mesmo que se passa num pais, quase falido – ou até já falido – como o nosso, onde se financiam campos de futebol em vez de se construírem hospitais, abrirem mais vagas para medicina, e investirem em investigação!!!!)
Penso, pois, que para além da solidariedade que todos nós devíamos ter, os Estados, as Associações deviam canalizar meios para a investigação útil, necessária e sempre desinteressada.

| Arquivo de Comentários Antigos