domingo, setembro 05, 2004

Férias (VII) - Ponta Delgada

O sítio que menos gosto e onde menos vou em São Miguel é Ponta Delgada.
Mas numa madrugada e vista da doca - como tantas vezes a via quando era pequena, o que agora não se pode fazer porque o acesso está fechado - a cidade até estava bonita.




Em 1546 D. João III elevou Ponta Delgada a cidade, constando na carta régia: "a villa de Pomte deglada da ilha de Sam Migell he agora tão acrescentada em povoação e asy nobrecida". Como refere Gaspar Frutuoso tinha "um quarto de légoa de comprido, e de largo, no meio do corpo dela, um bom tiro de escopeta".
Em 1555 o seu "Cais Terra" foi construído.
Os portos que existiam (S. Francisco e caldeira da Ribeira de Valverde) foram, porém, sacrificados para dar lugar à construção da marginal, a Avenida Infante D. Henrique.
Hoje, para o prolongamento dessa marginal certamente irão fazer-se mais e mais graves sacrificios e aberrações (mas esta discussão deixo para os blogues açorianos que estão ali ao lado, e onde já houve conversa sobre esta tema).

Ponta Delgada que já foi assim,




agora é assim:







e é ainda uma cidade que cresce para o interior norte em caixotes de prédios, onde já existe um centro comercial do Sr. Sonae (e não só) e onde já me sinto quase sempre uma anónima na rua.
Desta parte, o anonimato, eu já gosto.





| Arquivo de Comentários Antigos