terça-feira, abril 13, 2004

Anestesiados para a vida

Talvez ainda seja cedo para tirarmos conclusões sobre as notícias vindas a lume, desde o início deste mês, sobre as mortes em Hospitais durante intervenções cirúrgicas simples e sob efeito de anestesia com propofol.
Talvez nunca se venha a saber a verdadeira causa das mortes, ficando a constar de diversos despachos, de diversas entidades - Mistério da Saúde, Ordem dos Médicos, Ministério Público ou Magistrado Judicial - tantas causas diferentes quanto as que convenham...
Por enquanto, limito-me a lamentar a morte dos visados e a não me surpreender com o que vejo.
O Ministério da Saúde e o Instituto que dele depende e que, entre outras coisas, aprova as autorizações de introdução de medicamentos no mercado - INFARMED - defendem a sua menina com unhas e dentes: o fármaco. Como é óbvio!
A Ordem dos Médicos, a par dos processos disciplinares aos profissionais envolvidos, promove um inquérito junto dos seus meninos exactamente para saber quais as reacções adversas do fármaco. Novamente, óbvio!
Mais uma vez, como em tantas (ou talvez todas as) outras, nós cidadãos comuns somos bombardeados com notícias contraditórias, com inquéritos e averiguações que inevitavelmente conduzirão a conclusões diversas e ficaremos....anestesiados para a vida!
| Arquivo de Comentários Antigos